domingo, 21 de março de 2010

Significado das tatuagens nos presídios

Nos presídios brasileiros existem leis e normas não escritas, criadas pelos presos. O código é tão severo que, infringir estas regras, pode ser punido com a morte. Esses códigos estão escritos através da tatuagem de cadeia. Representada por desenhos que retratam crimes, anseios e desejos .

Para o serviço policial , o conhecimento destes desenhos e seus significados são de grande importância. A tatuagem de cadeia pode revelar várias informações à respeito da pessoa. Ex: se esteve preso; se é foragido da justiça; que tipo de crime cometeu, grau de periculosidade.

Nos presídios brasileiros existem leis e normas não escritas, criadas pelos presos. O código é tão severo que infringir estas regras, pode ser punido com a morte. Assim está inserida a tatuagem de cadeia. Representada por desenhos que na retratam crimes, anseios e desejos .

Para o serviço policial , o conhecimento destes desenhos e seus significados são de grande importância. A tatuagem de cadeia pode revelar várias informações à respeito da pessoa. Ex: se esteve preso; se é foragido da justiça; que tipo de crime cometeu, grau de periculosidade.

NOSSA SENHORA DA APARECIDA - Tatuada no peito em tamanho pequeno, significa desejo de proteção e esperança dos presos. Tatuada em tamanho grande e nas costas, significa que preso foi violentado durante o período de prisão e ao mesmo tempo marca um estuprador. Desenhada nas costas próximo do ombro significa elemento praticante de latrocínio.


ÂNCORA – O desenho da âncora tatuada geralmente nos braços, antibraços e pernas, simboliza esperança e pedido de proteção. Identifica o homem que pertence á arte do mar.



A IMAGEM DE CRISTO : Tatuada no peito, nas costas, pernas e braços, identificam presos latrocidas.

TEIA DE ARANHA – Tatuada na mão, antebraço, etc. – marca a lembrança do comparsa que foi morto.

CAVEIRA COM PUNHAL CRAVADA NO CRÂNIO - É o símbolo do Batalhão de Operações Especiais. Para a Polícia Militar é sinônimo de ordem e justiça. Contudo para a bandidagem tem outro significado.

A figura costuma ser tatuada no antebraço por bandidos que já mataram policiais. Quando estão presos, gostam de expor com orgulho o desenho como forma de intimidação e adquirir respeito na bandidagem. São utilizadas por homicidas e assaltantes.

CAVEIRA SIMPLES – Significa morte, homicídio, assassino.

CRUZ DE CARVALHO - significa pedido de proteção divina “corpo fechado’’. Só a possui quem já esteve preso ou foi condenado pela justiça; A cruz com duas velas acesas na base, identifica o elemento de alta periculosidade. Geralmente tatuada em tamanho grande no meio das costas.

A cruz com o crânio, tatuada no meio das costas, identifica um elemento “ponta firme”.

ÁGUIA – Costuma simbolizar a liberdade. Normalmente é desenhada no período em que a pessoa esteve cumprindo pena na prisão. O local preferido para esse tipo de tatuagem, geralmente é o braço e as costas.

FOLHA DE MACONHA – viciados em drogas.

MULHER NUA - Desenho de uma mulher nua com a genitália a mostra, é típico dos presos viciados em drogas injetáveis.

MULHERES – tatuagens comuns na maioria das vezes representam as amantes e esposas, em alguns casos representam mães e até filhas.

SACI PERÊRÊ - É tatuado no braço pelos traficantes de drogas. Nos dias de hoje tem se tornado raro esta tatuagem.

ÍNDIA – São utilizadas por presos ligados ao tráfico de drogas (traficantes e soldados do tráfico ).

Significa destreza, desejo e perfeição. Dizem que antes de um confronto com a policia ou grupo rival, o soldado do tráfico tem o costume de “ beijar a imagem da índia” para dar sorte e o tiro acertar o oponente.

Desenho muito utilizada pela bandidagem carioca envolvida com o tráfico e consumo de drogas.

A FIGURA DA MORTE SEGURANDO A FOICE – Geralmente é a tatuagem dos justiceiros – presos envolvidos em “grupos de extermínio” ou que fizeram justiça com “as próprias mãos”.

PINTA ARTIFICIAL localizada na face ou debaixo do queixo, BEIJA-FLÔR, CORAÇÃO transpassado por flecha, a frase “AMOR DE MÃE”. Tatuado no braço ou no peito, significa que aquele preso tem homossexualidade passiva.

BORBOLETA – usada normalmente em referencia a liberdade, anseio por ser livre; fugitivo ou praticante de fugas, dependendo da região do corpo onde está tatuada pode significar homossexualidade.

COBRA - SERPENTE - PUNHAL Significa: pessoa traiçoeira que não inspira confiança - Utilizada por presidiários envolvidos em quadrilhas de : furto de toca-CDs e similares, bolsas e objetos deixados no interior de veículos; roubo de carros, lojas , furto em residências. É o típico rato – ladrão safado.

O desenho da COBRA também significa que o tatuado é caxangueiro ou está ligado com receptação. - Ladrão de residência.

DIABO, DEMÔNIO – Simboliza aquele que mata por gosto (assassino).

Cautela ao tratar com este tipo de pessoa, são homicidas, assassinos.

§ Usada por quem traz o doce prazer e sorriso da morte nos lábios.

§ Uma variação é o diabo trazendo uma caveira nas mãos. (preso de alta periculosidade).

O DESENHO DE UM REVÓLVER ou PISTOLA .

A imagem de um revólver ou pistola tatuada na perna, peito, ou costas significa que o preso é envolvido com roubo a mão armada – Assaltante

PONTOS NA MÃOS – É determinado pela quantidade: UM PONTO: localizada entre o indicador e o polegar, significa que o elemento é assaltante; DOIS : lado a lado – estuprador; TRÊS : em forma de triângulo, – traficante; QUATRO: roubo; CINCO : furto; DEZ PONTOS: formando uma cruz - homicidas e chefes de quadrilhas. “X” COM BOLAS NAS EXTREMIDADES: símbolo de assaltante de bancos e carros-fortes.

A imagem de SÃO JORGE, MANDALAS e SÍMBOLOS DO CANDOMBLÉ.

Tatuadas nas costas e no peito, significa que os portadores são adeptos da umbanda e simboliza pedido de proteção dos Orixás.




Nenhum comentário:

Postar um comentário